Hardware: Manutenção preventiva ou corretiva?

Há basicamente dois tipos de manutenção que um técnico de hardware pode fazer na sua rotina de trabalho, são elas: Preventiva e Corretiva.

As duas modalidades de manutenção são importantes, mas dependendo de cada caso específico, uma pode ser mais vantajosa que a outra para o seu cliente.

Geralmente, empresas demandam mais por manutenções preventivas por necessitarem que suas máquinas estejam funcionando perfeitamente todos os dias. Já os clientes pessoas físicas, preferem pagar somente pelo conserto do computador.

Neste texto você vai aprender mais sobre como funcionam os serviços de manutenção Preventiva e manutenção Corretiva na área de Hardware.

Leia também: Quanto e como cobrar pelos serviços de técnico em hardware.

Manutenção Preventiva

Para garantir que o computador tenha um bom desempenho e continue sem problemas, ou não pare de funcionar de repente, é preciso que se faça uma programação de manutenção preventiva com um Técnico de Hardware devidamente qualificado.

Esse é um tipo de manutenção muito solicitada por empresas que dependem dos computadores para realizar suas atividades.

  • Dica: Para fechar um contrato com alguma empresa, é necessário que você veja a quantidade de computadores que a empresa possui e quais os tipos de máquinas. A cobrança e a prestação do serviço são, normalmente, feitas uma vez por mês.

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A Manutenção Preventiva é muito importante, pois além de garantir que as empresas tenham seus computadores trabalhando perfeitamente todo o tempo necessário, evitam prejuízos com desgastes de peças.

Alguns problemas comuns que fazem com que a manutenção preventiva seja requisitada, são:

1 – Locais com alta umidade;

2 – Máquinas desligadas por um longo período;

3 – Locais próximos ao mar;

4 – Computadores em locais pouco arejados e com acúmulo de pó;

5 – PCs muito antigos e com uso muito raro ou muito frequente;

6 – Máquinas que possuem gabinetes colocados no chão.

Quando um computador não apresenta defeitos aparentes, a manutenção preventiva pode se resumir em verificação do funcionamento das peças, limpeza dos componentes com os produtos adequados para retirar oxidação e evitar que forme zinabre e uma checagem de possíveis pontos de mau contato.

É recomendado também dar orientações ao cliente sobre como conservar melhor o computador. Pode-se, por exemplo, explicar que se deve evitar colocar objetos perto das entradas e saídas de ar.

Manutenção Corretiva

Esse tipo de manutenção é mais comum por dois motivos principais:

1 – É costume do Brasileiro contratar um Técnico de Hardware somente quando algum defeito aparece e também porque, para boa parte das pessoas, sai mais barato.

2 – O serviço corretivo geralmente é pedido por clientes que fazem uso doméstico de computadores e querem pagar o valor do conserto e não por hora ou por pacotes.

Os problemas mais comuns que você vai encontrar como Técnico de Hardware são os seguintes:

1 – Necessidade de substituição de periféricos;

2 – HD queimado;

3 – Memória lenta e insuficiente;

4 – Placa de vídeo travando;

5 – Mau contato nas conexões.

Quando você faz uma Manutenção Corretiva com agilidade, o cliente se sente “salvo” e provavelmente vai contrata-lo novamente e te indicar para outras pessoas. Por isso, é muito importante conhecer muito bem todos os possíveis defeitos de Hardware em todos os tipos de computadores.

Leia também: Como formar uma clientela grande e satisfeita.

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Eu sou o César Araújo Diretor do curso Senap e me coloco a disposição para te auxiliar nessa excelente profissão.

Um forte abraço e sucesso.

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