Mulheres na TI

Hoje eu quero começar esse texto com uma reflexão importante. Por que ainda existem tão poucas mulheres na TI? Ao observamos o mercado de tecnologia, vemos que apesar do número de mulheres nessa área estar crescendo ano a ano, ainda são poucas em relação ao número de homens.

Essa é uma questão cultural. Ainda é ensinado que tecnologia, matemática e programação não são áreas de estudos para as mulheres. Apesar da oferta de cursos na área de tecnologia ser muito grande hoje em dia, a participação das mulheres ainda é pequena.

Além disso, outro fator que contribui para afastar as mulheres da TI é o acúmulo de funções, principalmente tarefas de casa e cuidados com os filhos, o que faz com que elas não tenham o mesmo tempo que os homens para se dedicar à sua qualificação, o que só aumenta essa falta de presença feminina na tecnologia.

Ainda assim, existem mulheres que decidem seguir os estudos na área de tecnologia e encontram outros desafios no mercado de trabalho. Elas são desacreditadas por parceiros de equipes e clientes, que não acreditam em seu potencial. O ambiente de trabalho, muitas vezes machista, também desmotiva essas mulheres.

O que precisamos para alterar esse cenário é uma mudança total de pensamentos e ações, desde o ensino infantil para as meninas, para que se tornem adolescentes e mulheres com total consciência da sua capacidade de serem e fazerem o que quiserem no futuro! O potencial das mulheres na TI é imensurável e precisa ser explorado.

Mulheres podem – e devem – estudar e trabalhar com tecnologia.  Aqui na Informinas procuramos ao máximo incentivar o ingresso das nossas alunas nesse universo Fantástico da Tecnologia. Afinal, o gênero de uma pessoa não define sua capacidade. Nesse quesito, somos todos iguais.

Quer saber mais sobre os nossos cursos? https://www.informinascursos.com.br/todos-os-cursos/

× Como posso te ajudar?