É comum que muita gente saia do ensino médio e não saiba qual profissão seguir. Afinal, com tantas opções e carreiras promissoras atualmente, fica difícil encontrar o melhor caminho e entender o que você realmente quer e, principalmente, espera do futuro.
Quando isso acontece, a melhor saída é recorrer a um teste vocacional. Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre ele, mas talvez não saiba muito bem como funciona ou mesmo sobre o que se trata.
O teste vocacional é um processo de orientação profissional e tem como intuito auxiliar uma pessoa a encontrar a melhor profissão para ela. Em resumo, ele identifica o perfil comportamental do indivíduo e traça profissões similares.
A palavra ‘’vocação’’ está diretamente relacionada à uma tendência de um determinado perfil a exercer uma atividade profissional de acordo com habilidades e interesses específicos, pessoais ou profissionais.
Em outras palavras, é uma ferramenta que analisa por completo o perfil do usuário e identifica quais são as áreas correlatas a sua personalidade, tendo como resultado profissões em que o indivíduo muito provavelmente se daria bem.
Como funciona o teste vocacional?
Embora muita gente já saiba, o teste vocacional é aplicado em formato de um questionário que apresenta questões sobre a sua personalidade, habilidades, aptidões, propósito, expectativas, entre outros inúmeros pontos.
Depois que você concluir todos os questionamentos, o teste mostrará as principais áreas que mais se encaixam em seu perfil profissional, além de apontar seus níveis de habilidades e as profissões que se enquadram as características.
Aqui na Informinas, ao final de cada curso de qualificação, realizamos um teste vocacional totalmente gratuito com nossos alunos, consideramos que essa é uma ferramenta fundamental para orientar os jovens, além de ajudá -los a escolher a sua futura profissão.